Kit de Costura

Kit de Costura Passo a Passo

Embora já tenhamos revisto num post no instagram, hoje vamos aprofundar o kit básico para iniciação, se vai começar a sua jornada na costura, convém saber tudo o que precisa.

Hoje vamos descrever passo a passo o Kit de costura básico para os seus primeiros passos no mundo da costura.

Vamos começar pelas tesouras, é indispensável que tenha 3 tesouras, uma para o papel, uma para tecido e uma de remates.

Tesoura de papel, basta que seja uma tesoura simples, convém colar uma etiqueta ou uma fita para não misturar com a tesoura de tecido. Servirá apenas para cortar os seus moldes, papel craft (papel de moldes castanho) ou o papel vegetal.

Tesoura de tecido, o importante é ter uma tesoura que corte bem, depois são necessários alguns cuidados.

Esta tesoura é mais importante que não corte papel, pois a lamina ao cortar papel vai ficar afiada de outra forma e rapidamente vai deixar de cortar tecido. Outra dica muito importante é cuidado para não deixar cair a sua tesoura de tecido, existem pancadas que vão afetar a junção da tesoura e acabará por começar a cortar mal tecido. Pode escolher investir numa tesoura mais cara, ou numa simples de cabo de plástico que irá trocar de vez em quando.

A tesoura de retames é indispensável tanto para desmanchar como para cortar as linhas e acabamentos, além da tesoura de remates é essencial um desmancha, ou também conhecido como abre casas. Ambos são os maiores aliados da costura pois sempre que errar é com estas ferramentas que pode desmanchar cautelosamente sem rasgar o tecido.

Embora muitos passos sejam feitos na máquina de costura, as agulhas e linha de alinhavar são essenciais, muitos tecidos e operações requerem alinhavar, pois o tempo que vai perder a tentar acertar na máquina irá demorar mais do que alinhavar e realizar a operação, a linha de alinhar não é uma qualquer é firme mas parte com facilidade para poder tira-la após já não ser necessária . Convém ter agulhas finas, outras mais grossas. Os alfinetes, são indispensáveis, escolha alfinetes simples sem cabeça para não atrapalharem, caso prefira investir nos melhores alfinetes o mais indicado são os alfinetes de patchwork, são finos compridos e uma grande ajuda na costura.

Para riscar o tecido pode ter giz, canetas de giz existem as que desaparecem após umas horas ou após a lavagem, giz químico que desaparece 2 a 3 dias depois de usado no tecido. Convém ter uma opção clara outra escura, para dar para todas tonalidades dos tecidos, claro terá de ter sempre uma fita métrica não só para tirar medidas como para ajudar a riscar os moldes.

Por fim tenha sempre consigo um bloco de notas um lápis e uma borracha, são necessários para apontar todos os passos da sua aprendizagem, nos moldes, nas medidas que vai precisar tirar, assim como nas operações que vai fazer, é muito importante apontar os passos para que possa repeti-los mais a frente.

Com estes materiais base, tem tudo o que precisa para avançar nos seus passos da costura.

Fique atento para as próximas dicas da sua Escola de Costura Traços e Pontos.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top