Traços e Pontos 12 dicas para iniciação à costura

Traços e Pontos 12 passos de iniciação à costura

Está a começar a sua jornada na costura? acompanhe as dicas que temos para si !⭐

1- Comece por compreender o básico dos materiais de costura. Para isso, pode aceder a outro post do nosso blogue (CLIQUE). Nesse post encontrará os materiais base para o seu kit de costura, e as indicações necessárias para os usar.

2- Tenha em mente que está a começar a dar os seus primeiros passos. Se já tem máquina, poderá procurar o tutorial da sua máquina na Internet, assim como o livro de instruções. Depois, poderá tirar dúvidas nas suas aulas de costura. Se está à procura de comprar máquina, informe-se com quem já cose em máquinas domésticas, questione as suas formadoras e informe-se. É um passo muito importante e deve ser tomado com cuidado. Quer em casa ou nas suas aulas de costura, treine, ponha as linha as vezes que forem necessárias, cosa a direito, tente fazer linhas direitas paralelas, cantos, rematar, treine o controle e a velocidade do pedal. A base mais importante para conseguir costurar é controlar o pedal.

sewing-machine-4966931_960_720

3- Um dos passos mais importantes para a iniciação à costura é conhecer os tecidos. Entenda que existem imensas variedades de fibras naturais e sintéticas. Todas elas têm o seu nível de dificuldade no que toca à costura.

Alguns tecidos são mais grossos como determinadas gangas, por exemplo. Certas malhas têm mais elasticidade. Existem rendas mais difíceis de aplicar, ou sedas que escorregam. Todas estas situações adicionam níveis de dificuldade aos seus projectos. Muitas vezes acaba por ser frustrante trabalhar com determinados materiais quando ainda se está a praticar. Procure trabalhar com algodão ou tecidos simples. Caso esteja a treinar, o pano cru é uma excelente opção.

Capa_Blog

4- Lembre-se que é natural confundir o direito e o avesso de determinados tecidos. A opção mais fácil será marcar sempre com o giz, numerando os componentes do que está a coser. É importante ter os moldes marcados com a quantidade de vezes que é necessário cortar. Lembre-se: quanto mais informação tiver, menor a possibilidade de erro.

5- Aprender é fundamental na costura. Aprenda nas suas aulas em casa com textos e vídeos, mas evite comparar a evolução de cada um. O processo de aprendizagem na costura tem de ser individual; ao comparar, e ao desafiar constantemente as suas capacidades, vai toldar a visão do seu progresso. Lembre-se: o objetivo é sempre aprender, mas de uma forma positiva.

6- Um dos maiores erros na costura é iniciar peças com um nível muito acima do que já treinou ou conhece. Isto leva a dificuldades, tanto na modelagem como no processo de juntar peças corretamente ou até ao comprometer os acabamentos da peça. Pode não parecer importante, mas isto leva a muitas desistências, porque os projetos tornam-se uma dor de cabeça. Vai sentir que não aprende e não está a evoluir. 

Pense por etapas: quer umas calças com bolsos e braguilha? Porque não começar com umas calças de elástico? Pode depois treinar os bolsos, e posteriormente avançar para o seu projeto de calças mais avançadas. Cada etapa é uma aprendizagem.

1111

7- Mantenha o seu projecto organizado. Quando entra no mundo da costura, tem de lidar com os materiais, os tecidos, o processo de corte, os moldes e as linhas que se acumulam após cada costura. A organização é chave para compreender o que está a fazer. Se mantiver o espaço de costura organizado, não perde nenhum componente e é mais fácil de organizar os seus passos. Aprenderá muito mais rapidamente.

8- Coser à mão, o pesadelo de vários alunos de iniciação, pode parecer avassalador, mas encare esta tarefa com calma. Lembre-se que determinadas tarefas na costura serão mais fáceis para si se não se esquecer de alinhavar. Pode parecer que está a perder tempo, mas na verdade poupa horas de trabalho ao reduzir a probabilidade de desmanchar depois. É importante realçar, obviamente, que nem tudo deve ser alinhavado. Existem alfinetes de patchwork para ajudar, mas em determinadas tarefas e tecidos é fundamental fazê-lo para não perder tempo e conseguir avançar nos seus projetos.

sew-5032283_960_720

9- Uma das coisas que mais eleva as suas peças é o acabamento. Uma roupa com os acabamentos correctos fica logo com um ar profissional e tem muito mais resistência. A peça não irá desfiar, seja na maquina doméstica ou se decidir ter uma overloque. Invista em terminar as suas peças com cuidado, das bainhas a todos os detalhes. Pode fazer diferença entre escolher usar as peças que faz ou não. É indispensável se pretende profissionalizar-se.

10- Lembre-se disto: o ferro é o seu melhor amigo na costura! É indispensável arranjar uma capa para o seu ferro para não queimar os tecidos. Procure entender a que temperatura devem ser passados os tecidos que está a utilizar, e se deve utilizar vapor ou não. É uma etapa importantíssima na costura, e vai encontrar o seu melhor aliado.

ironing-164672_960_720

11- Terminando o seu projeto, organize os seus moldes correctamente, tal como falamos acima, com as devidas informações. É muito comum na costura perder moldes a meio de um projeto se não tivermos os moldes com as informações certas e bem organizados. Arranje uma caixa, ou um dossier, para organizar os seus projetos e lembre-se: deite os moldes não retificados fora, para não confundir com os finais. Outro ponto importante é referir no molde se já tem valor de costura ou não. Assim, na altura de cortar a sua peça saberá se deve cortar rente ao molde ou acrescentar valor de costura em torno do molde.

molde

12- Organize a sua aprendizagem. Aponte os passos que acha mais difíceis. A realidade é que se tem dúvidas é possível que se venha a esquecer. Mantenha o seu caderno de apontamentos com uma linguagem simples e clara para cada vez que precisar de voltar atrás. Sejam apontamentos, registos em vídeo ou qualquer outro formato que possua, mantenha tudo organizado com os devidos nomes. Assim poderá recriar os seus projetos e esclarecer as suas dúvidas. A costura é um mundo de sonhos! Temos a certeza de que conforme o tempo passar, vai ficar maravilhado com a sua evolução.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top