Linhas

Tipos de linha.

Traços e Pontos

Está a começar a sua jornada de costura e não tem a certeza sobre que linhas utilizar?

Então este post é para si. Reunimos a informação sobre as suas diferenças e para que servem.

Sabemos que muitas das vezes não se gosta de alinhavar, no entanto é importante ter esta linha no seu kit de costura. Permite que faça operações tais como alinhavar bainhas, entre tantas outras de forma a que depois vai poupar tempo quando for coser, mesmo com o tempo que gastou a alinhavar, é uma linha que se parte facilmente, sendo fácil de tirar do tecido.

As de algodão são as suas melhores amigas na costura, são óptimas para coser fibras naturais, tais como algodão, lãs, linhos. São resistentes a diferentes temperaturas de lavagem, uma boa linha de algodão não desbota, são boas para unir tecidos e terminar acabamentos.

Linhas de nylon/viscose – (incluindo linha invisível), entram numa outra categoria, são boas para aplicar  apliques nos tecidos entre outros, onde deseje que não se veja a linha, são fibras sintéticas, transparentes tal como um fio de pesca. Tem de ter atenção em comprar uma linha de qualidade, para que não se parta facilmente e tenha uma boa durabilidade.

Linhas Poliéster – Existem alguns pontos a referir sobre as linhas de poliéster, primeiro são mais resistentes que as de algodão, no entanto apresentam algum brilho. Embora se defina que são mais resistentes que as de algodão, não é uma linha que possa ser sujeita a altas temperaturas, acabam por partir. São linhas boas para coser fibras sintéticas de poliéster, acetato entre outras.

As linhas de lã encaixam-se num outro perfil, não servem para operações de costuras comuns, são mais grossas e utilizadas em tecidos mais difíceis, tais como estofar sofás, onde é necessário uma fibra mais forte. Existem alguns bordados que também devem ser feitos com linha de lã.

Linhas de seda – são ideais para coser sedas naturais, são uma fibra fina também utilizada em vários tipos de bordados tradicionais em todo o mundo. Além de serem finas são uma fibra flexível portanto ajuda na questão de bordados e tecidos mais delicados.

Linhas metálicas- São usadas para alguns detalhes, contornos e enfeites das peças. Não será uma linha essencial se está a começar a sua jornada na costura, provavelmente dependendo do que pretende aprender nem será uma linha que tenha no seu kit.

Existem outras variações também de acordo com as operações que irá fazer (por exemplo a linha de elástico), mas estas acabam por ser as categorias principais. As linhas que recomendamos a ter no seu kit de costura são a de alinhavar, algodão, nylon ou poliéster dependendo da que considerar a mais adequada. As outras poderá precisar ao longo da sua jornada dependendo da peça que irá fazer.

.

(O direito das imagens apresentadas não pertence a Traços e Pontos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *